Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

332-Guia alimentar para americanos 2010

http://www.mypyramid.gov/guidelines/PolicyDoc.pdf
Guia alimentar para americanos 2010

As orientações nutricionais são emitidos conjuntamente e atualizadas a cada cinco anos pelos Departamentos de Agricultura ( USDA ) e Saúde e Serviços Humanos ( HHS ). Eles fornecem o conselho de autoridade para americanos com idades entre 2 e idosos sobre consumir menos calorias, fazer escolhas alimentares informadas e ser fisicamente ativo para atingir e manter um peso saudável, reduzir o risco de doença crônica, e promover a saúde global. 

http://www.cnpp.usda.gov/Publications/DietaryGuidelines/2010/PolicyDoc/Chapter4.pdf
Alimentos e nutrientes para serem aumentados


O que é uma "Dieta Saudável"?
O Dietary Guidelines descrever uma dieta saudável como aquele que 
  • Enfatiza frutas, legumes, cereais integrais, e o leite desnatado ou produtos lácteos com baixo teor de gordura;
  • Inclui carnes magras, aves, peixes, feijões, ovos e nozes;
  • Baixa em gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, sal (sódio), e açúcares adicionados.


http://www.cnpp.usda.gov/Publications/DietaryGuidelines/2010/PolicyDoc/Chapter3.pdf
Alimentos e nutrientes para serem reduzidos

http://www.cnpp.usda.gov/DGAs2010-PolicyDocument.htm



Não existe necessidade de ácidos graxos saturados dietéticos. Evidências indicam que a maior ingestão de  ácidos graxos saturados está associada com maiores níveis no sangue total de colesterol e lipoproteína de baixa densidade (LDL)colesterol. Colesterol total e LDL são fatores de risco para doença cardiovascular.
Consumindo menos do que 10 por cento das calorias provenientes de ácidos graxos saturados e substitui-los por ácidos graxos monoinsaturados e / ou ácidos graxos poliinsaturados está associado com baixos níveis de colesterol no sangue, e, portanto, um risco menor de doença cardiovascular.
Os óleos que são ricos em ácidos graxos monoinsaturados incluem óleo de canola, azeite de oliva e saflower. Óleos que são boas fontes de ácidos graxos poliinsaturados, incluem ´óleos de soja, milho e algodão.
Os Ácidos graxos trans são encontrados naturalmente em alguns alimentos e são formados durante o processamento de alimentos, não são essenciais na dieta. Associa-se a ingestão dos trans com aumento do colesterol LDL e com aumento do risco de doença cardiovascular, por este motivo seu consumo deve ser o mais baixo possível.
a. O óleo de coco e óleo de palma são chamados óleos porque vêm das plantas. No entanto, são semi-sólido em temperatura ambiente devido ao seu alto teor de ácidos graxos saturados de cadeia curta,. Eles são considerados gorduras sólidas para fins nutricionais.
b. Parcialmente hidrogenados  óleo vegetal, que contém gorduras trans.
c. A maioria das margarinas contém  óleo vegetal parcialmente hidrogenado, uma fonte de gorduras trans.
d. O principal ingrediente da margarina soft sem gordura trans é óleo vegetal líquido.

Source: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service,


Nutrient Data Laboratory. USDA National Nutrient Database for Standard
Reference, Release 22, 2009. Available at http://www.ars.usda.gov/ba/
bhnrc/ndl. Accessed July 19, 2010.





* = SOFÁS gorduras sólidas e açúcares adicionados.
Nota: As barras mostram consumo médio de todos os indivíduos (com idades de 1 ou 2 anos ou mais, dependendo da fonte de dados) como um percentual do recomendado nível de ingestão ou limite.
Ingestão recomendada para grupos de alimentos e os limites para os grãos e gorduras sólidas e açúcares adicionados são baseadas em montantes no padrão alimentar da USDA de 2.000 calorias. Recomendado a ingestão de  potássio, vitamina D e cálcio são baseados no mais alto AI ou RDA para as idades de 14 a 70 anos. Limites de sódio são baseadas na UL e para gordura saturada em 10% das calorias. A proteína do grupo de alimentos não é mostrado aqui, porque, em média, o consumo é próximo aos níveis recomendados.
Baseado em dados de: Departamento de Agricultura dos EUA, Agrícolas Serviço de Pesquisa e EUA Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Centros para Controle e Prevenção de Doenças. O Que Comer na América, NHANES 2001-2004 ou 2005-2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário