Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

domingo, 16 de maio de 2010

178- Substâncias danosas ao organismo geram lucros bilionários - Felicity Lawrence

Assisti esta reportagem abaixo e acho que deve ser uma reflexão para todos os nutricionistas. Convido a todos a perder um pouco do seu precioso tempo assistindo. Acho bem pertinente aos nossos assuntos sobre sistemas de alimentos de alimentos de origem vegetal, mas serve para toda a disciplina.


Lembrem-se da Missão do blog - Analisar os alimentos e os efeitos de sua manipulação sobre os nutrientes, na promoção, manutenção e recuperação da saúde humana e prevenção de doença.

Felicity Lawrence denuncia a indústria mundial de alimentos

Substâncias danosas ao organismo geram lucros bilionários.


A indústria mundial de alimentos nos alimenta mal, cria hábitos pouco saudáveis, nos entope de substâncias danosas ao organismo, enquanto acumula lucros bilionários. Grandes empresas multinacionais dominam o setor e fogem da transparência que revelaria suas práticas nocivas.

O consumidor não tem tempo para fiscalizar o que compra no mercado e depois come, sem perceber quando é manipulado pela má informação nos rótulos e na publicidade. Estas e outras denúncias aparecem no trabalho investigativo da jornalista britânica Felicity Lawrence.


Links: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1261118-7823-JORNALISTA+BRITANICA+DENUNCIA+INDUSTRIA+MUNDIAL+DE+ALIMENTOS,00.html


http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1592313-17665,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário