Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

171- Linhaça

Efeitos da linhaça sobre o perfil lipídico sanguíneo

http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/index.php?acao=bu&id=439
Data: 01/04/2010
Autor(a): Iara Waitzberg Lewinski
Fotógrafo: Camila Marques

Metanálise publicada pela revista American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a linhaça pode reduzir significativamente os níveis sanguíneos de colesterol total e LDL (lipoproteína de baixa densidade), mas os efeitos dependem do tipo de intervenção, gênero e perfil lipídico inicial.

Este estudo reuniu revisões de trabalhos científicos sobre o efeito da linhaça (semente, óleo ou suplemento de lignana) no perfil lipídico do colesterol total, do LDL, do HDL (lipoproteína de alta densidade) e triglicerídeo. Os resultados referem-se aos grupos suplementados em relação aos grupos controles, ou seja, aqueles que não consumiram linhaça ou seus derivados.

Os resultados para colesterol total foram investigados em 28 estudos e um total de 1548 participantes, enquanto o LDL foi estudado em 27 artigos, somando 1471 indivíduos. A redução nos níveis de colesterol total foi significante (p = 0,02) para a maioria da população em questão, com redução média de 0,10 mmol/L. Já a redução de LDL, média de 0,08 mmol/L, foi considerada marginalmente significativa (p = 0,04).

As maiores reduções no colesterol total foram observadas com o uso da semente de linhaça inteira (- 0,19 mmol/L) e com suplementação de lignanas (- 0,28 mmol/L). Similarmente, as concentrações de LDL diminuíram com a semente de linhaça e com lignanas (ambas - 0,16 mmol/L). Não houve mudanças significativas na concentração sérica de colesterol total e LDL com o uso do óleo de semente de linhaça.

“Talvez o efeito do óleo de linhaça tenha sido mascarado pelos ácidos graxos mono e poliinasturados consumidos por meio de outros alimentos na dieta do grupo controle. O óleo de linhaça é rico em ácido alfa-linolênico (50 a 62% do óleo ou 22% da semente). Alguns estudos já relataram que a suplementação com óleo de linhaça não reduziu significativamente os níveis de colesterol e LDL sanguíneos, e que o risco para doenças cardíacas pode ser diminuído quando as gorduras trans e saturadas são substituídas pelo ácido alfa-linolênico”, comentam os autores.

“A semente de linhaça contém muita fibra (28% do seu peso), sendo que 25% deste conteúdo está na forma solúvel. Adicionalmente, a linhaça é uma das fontes dietéticas mais ricas em lignanas (esteróide vegetal de ação análoga ao estrógeno em mamíferos) e já foi provado na literatura científica que as fibras solúveis e as lignanas podem diminuir significativamente o colesterol total e LDL. As doses diárias usadas nas intervenções com linhaça foram de 20g a 50g (média de 38 g/dia)”, dizem os autores.
Em geral, estas mudanças foram maiores nas mulheres do que nos homens. Os estudos ainda observaram que as maiores reduções nos níveis de colesterol e LDL sanguíneos foram observadas naqueles indivíduos cujas concentrações iniciais eram mais elevadas.

Os resultados referentes ao HDL foram analisados por 27 estudos e 1353 indivíduos e, quanto aos triglicerídeos, foram 26 estudos e 1359 participantes. Não houve correlação significativa entre a suplementação de linhaça ou seus derivados sobre os níveis de HDL e triglicerídeos.
“Nesta metanálise, investigamos o efeito da linhaça e seus derivados sobre a concentração sérica de lipídios por meio de revisões bibliográficas de pesquisas aleatórias e controladas. Os resultados sugerem que o consumo de linhaça reduz a concentração sanguínea de colesterol total e da fração LDL, e que esse efeito é mais evidente em estudos que utilizaram a semente de linhaça, com mulheres (particularmente no período pós-menopausa) e com concentrações iniciais de colesterol elevadas. Mais estudos são necessários para investigar a efetividade da suplementação de linhaça sobre outros fatores de risco cardio-metabólicos, como doenças crônicas (como a síndrome metabólica e a diabetes), e sobre a morbidade e mortalidade das doenças cardiovasculares”, concluem os autores.


Referência(s)

Pan A, Yu D, Demark-Wahnefried W, Franco OH, Lin X. Meta-analysis of the effects of flaxseed interventions on blood lipids. Am J Clin Nutr. 2009;90:288-97.

Nenhum comentário:

Postar um comentário