Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

sábado, 10 de abril de 2010

66- Reformulando as postagens

Informo que não tenho postado novas mensagens, porque estou usando o tempo destinado a isso para modificar as postagens antigas, tornando-as mais claras, seguindo as sugestões recebidas. Convido o leitor para ir até as mensagens anteriores e observarem algumas mudanças. Agradeço as interferências e sugestões recebidas, aguardo mais contribuições.

Será que aqui no blog dei respostas a estas questões colocadas na primeira avaliação da disciplina Bromatologia II?

1. O que você entende por pirâmide Alimentar? Comente sobre a de Havard 2008 e a Pirâmide Adaptada para a População Brasileira apontando suas vantagens e desvantagens.

2. Cite e explique os principais métodos de cocção de alimentos que utilizam altas temperaturas, bem como suas possíveis implicações à saúde.

3. Como agem os AGEs no desenvolvimento das doenças crônicas degenerativas?

4. O que você entende por RAGE?

5. Como o RAGE atua?

6. Diferencie as tabelas de composição de alimentos e fale sobre o lado positivo e negativo das seguintes tabelas: TACO, USP, GUILHERME FRANCO, SÔNIA PHILLIPS.

7. Explique detalhadamente como cada fator contribui para a reação de Maillard, relatando como eles inibem ou favorecem o seu desenvolvimento.

8. As aminas heterocíclicas aromáticas devem ser ativadas metabolicamente. Explique como ocorre esta ativação?

9. Descreva como se dá a formação de aminas heterocíclicas aromáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário