Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

terça-feira, 13 de abril de 2010

76- Leite pasteurizado, manteiga, queijo minas frescal e bebida láctea




Neste vídeo pode-se observar a ordenha correta dos animais para o leite pasteurizado, a diferença do mesmo em relação ao leite UHT, a fabricação de manteiga, queijo minas frescal e bebida láctea. Recomendo conhecê-lo.





AJJP50 — 3 de fevereiro de 2009 — Etapas do processamento do leite e equipamentos utilizados nos laticínios

Efeito do processamento do leite sobre as vitaminas

As vitaminas lipossolúveis do leite, A(tb caroteno), D e E, bem como as vitaminas hidrossolúveis, riboflavina, ácido pantotênico, biotina e ácido nicotínico, são relativamente estáveis, durante a pasteurização ou a esterilização UHT.
No entanto, a tiamina, B6,B12, ácido fólico e ascorbato(vitamina C) são mais suscetíveis ao calor e/ou à degradação oxidativa. As vitaminas C, B12, e o ácido fólico são particularmente suscetíveis à degradação oxidativa durante o processamento e a estocagem posterior.
O primeiro produto da oxidação da vitamina C(deidroascorbato-ainda tem atividade de vitamina C) é muito sensível ao calor, enquanto o ascorbato é relativamente estável ao calor. Deste modo, os métodos que excluem ou removem o oxigênio durante o processamento e as embalagens que excluem o oxigênio durante a estocagem servem para proteger essas vitaminas.
Em geral, a pasteurização e a esterilização UHT do leite em condições apropriadas causam muito menos perdas vitamínicas que as que ocorrem durante a prepara normal doméstica de alimentos. Além do mais, se o produto é estocado por longos períodos, o tipo de embalagem e as condições de estocagem são muito importantes. Além da exclusão de oxigênio, a exclusão de luz também é importante, não apenas para evitar o desenvolvimento do sabor indesejável, bem como para prevenir a perda de riboflavina.

Tratamentos térmicos intensos, como a esterilização durante o enlatamento ou a desidratação, podem causar a perda de muitas vitaminas. Isso diz respeito, em especial, à vitamina B12, pois o leite é uma importante fonte dietética dessa vitamina. O conhecimento das causas da degradação do leite e o uso de métodos para minimizar a degradação, como a utilização de processamento em alta temperatura em tempo curto e a exclusão de oxigênio e luz durante o processamento e a estocagem, devem levar, no futuro, a produtos lácteos que tenham estabilidade, sejam microbiologicamente seguros e quase não apresentem alterações em relação aos nutrientes originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário