Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

25- Desenvolvimento do 2010 Dietary Guidelines

"Dietary Guidelines for Americans"

As orientações dietéticas para os americanos são a pedra fundamental da política federal de nutrição e atividades de educação nutricional dos Estados Unidos.

As orientações nutricionais são emitidos conjuntamente e atualizado a cada 5 anos pelo Departamento de Agricultura (USDA) e da Saúde e Serviços Humanos (HHS). Oferecem conselhos para as pessoas maiores de anos, sobre como bons hábitos alimentares podem promover a saúde e reduzir o risco de principais doenças crônicas.

O guia dietético de 2005 continua sendo a orientação atual até o "2010 Dietary Guidelines" ser publicado.

http://www.cnpp.usda.gov/dietaryguidelines.htm

Em todos os guias aqui analisados não foi observado uma preocupação com o tempo/temperatura dos métodos de cocção dos alimentos que levam a desidratação destes. Pesquisas comprovam que os métodos de cocção que utilizam temperaturas acima de 120ºC, como os grelhados e assados, envolvem desidratação dos alimentos, potencializando além de perdas de nutrientes, formação de substâncias pró-inflamatórias, mutagênicas e carcinogênicas, tais como: produtos de glicação avançada (AGEs), aminas heterocíclicas aromáticas e acrilamidas (Goldberg et al., 2004; Néri, 2004; Skog, 2002).

Faz-se necessário ressaltar a importância dos métodos de preparo dos alimentos, praticamente não considerados nesses guias alimentares, importantes pela associação com as doenças e crônicas não transmissíveis (DCNTs).

Recomendo adotar as novas pirâmides, aprimorando e complementando com as novas descobertas científicas, além das adaptações aos hábitos alimentares, como a separação do grupo das leguminosas.
http://www.youtube.com/watch?v=9_IMV2TjoDQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário